[Cristiano Monteiro avisa de un dossier sobre neoliberalismo en América Latina que él coeditó en Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas]
Dossiê Retomada ou continuidade neoliberal? (Des)Caminhos da democracia e desenvolvimento na América Latina. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas (REPAL, v. 13, n. 2, 2019).
Acaba de ser publicado o dossiê “Retomada ou continuidade neoliberal? (Des)Caminhos da democracia e desenvolvimento na América Latina” na Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, publicação do Departamento de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília. O dossiê foi organizado por Moisés Balestro (Universidade de Brasília) e Cristiano Monteiro (Universidade Federal Fluminense, colaborador de EdlE) e reúne dez artigos, além de uma apresentação dos organizadores.
O volume é um esforço no sentido de realizar uma reflexão crítica sobre a trajetória do continente latino-americano nas últimas duas décadas, com reflexões sobre o conjunto da região, além de artigos dedicados especificamente aos casos do Brasil, da Bolívia e do Chile (este de autoria de Aldo Madariaga, também colaborador de EdlE), tentando explorar suas contradições e legados. Abrangendo diferentes temas da economia política, os artigos que compõem o dossiê exploram as nuances e ambiguidades destas experiências para entender em que medida o continente passa por uma retomada ou se trata de uma continuidade do neoliberalismo que agora se revela mais claramente hostil e limitado para absorver as pressões sociais. Afinal, foi uma década de ruptura ou de continuidade em relação à trajetória de liberalização em um sentido mais amplo da economia e da vida social?
A edição completa está disponível para livre acesso aqui.